Este projeto é implementado pela Spirit Design, uma consultoria de design estratégico da Áustria e pela CiBiogas, o Centro Internacional de Energias Renováveis do Brasil. O projeto visa redesenhar e homologar um protótipo de um veículo agrícola com capacidade de adaptação para múltiplas funções de baixo custo movido a biometano CH4pa [chapa], para iniciar a produção em série até o final de 2020 para o mercado brasileiro.
A agricultura, atividades florestais e outros usos da terra são responsáveis por 24% do total de emissões de Gases de Efeito Estufa GEE no Brasil (IPCC 2015 Intergovernmental Panel on Climate Change). O potencial do biometano no Brasil é grande o suficiente para alimentar toda a mobilidade agrícola (fonte não identificada).
A Spirit Design e a CIBiogas trabalham juntas no projeto CH4pa desde 2013. O primeiro protótipo funcional foi construído na Áustria 2014/2015 e enviado para o Brasil 2016, onde a CIBiogas e a Spirit Design possuem direitos de patente iguais. No Brasil, o Ch4pa foi testado no ambiente real do Parque Tecnológico Itaipu no estado do Paraná. O trator foi idealizado para produtores de biogás (agricultores, cooperativas, agroindústria e municípios) e equipados com vários sistemas modulares para atender às necessidades específicas de cada segmento de cliente.
A primeira fase do projeto é a viabilidade financeira e técnica e a aquisição de financiamento para o desenvolvimento do Ch4pa no Brasil. A segunda fase é a elaboração de uma atualização do projeto do primeiro protótipo, a fim de melhor atender às necessidades dos clientes no Brasil e facilitar a homologação, a fim de ser produzido em maior escala no Brasil. Após estas fases, a AVL, que é a maior empresa independente do mundo para o desenvolvimento de sistemas de propulsão com motores de combustão interna, irá projetar e construir um protótipo Ch4pa de acordo com as necessidades específicas do mercado brasileiro para então ser construído pela AVL e pela EDAG, empresa que trabalha no desenvolvimento de produtos e instalações de produção. O protótipo passará por um processo de teste e certificação para obter a homologação ECE, para que possa ser comercializado no Brasil.
De um modo geral, o Brasil tem um enorme potencial e já desenvolveu uma estrutura para o biometano. O potencial do biometano no Brasil é grande o suficiente para abastecer toda a mobilidade agrícola. Em relação ao potencial global, os especialistas em produção de biogás calculam-se capacidade produtiva de até 20 bilhões de litros de diesel/ano, o suficiente para abastecer toda a mobilidade agrícola. Assim, o projeto pretende aproveitar parte desse potencial introduzindo no mercado brasileiro o trator Ch4pa, que permitirá aos produtores de biogás, como agricultores, cooperativas, agroindústria e municípios, explorar essa fonte de energia.