Este projeto é implementado pela AQUALE Sprl, uma empresa de engenharia da Bélgica focada na modelagem de fluxo superficial e subterrâneo, contaminantes e calor, e a JBRAZ Representações, Consultoria e Comércio Exterior (site não disponível), uma empresa de consultoria brasileira focada no desenvolvimento de negócios, representação de vendas e desenvolvimento de projetos para o mercado de energia
O projeto visa a implantação, no parque de geração de energia da usina ENEVA, de uma tecnologia hidrotérmica de ciclo aberto conhecida como ATES-Aquifer Thermal Energy Storage.
O acesso da Eneva à energia hidrotérmica não estará sujeito à descontinuidade em comparação com outras fontes de tecnologias renováveis, já que a diferença média anual de temperatura dos corpos d'água subterrâneos é de apenas alguns graus Celsius. A exploração deste tipo de recursos renováveis contribui para a proteção ambiental com uma redução significativa de CO₂ e outras emissões de gases para a atmosfera.
Por último, mas não secundário, a eficiência energética e a economia de energia ocorrem dentro de um atraente retorno do investimento entre 4 e 10 anos.
As soluções hidrotermais consistem em obter calor ou energia de um grande corpo de água. "Calor" neste caso não deve ser associado apenas a altas temperaturas, mas a diferenças relativas de temperatura entre dois líquidos.
Este calor pode ser utilizado introduzindo no corpo de água um sistema de tubulação dentro do qual um fluido (água ou outro fluido específico) circula a uma temperatura mais baixa do que o aquífero no qual o sistema está instalado. O calor transportado pelo fluido é retirado do aquífero e subsequentemente injetado novamente após a transferência de calor, usando uma bomba de calor geotérmica.
O objetivo do projeto é, portanto, a implementação de uma solução hidrotérmica no parque de geração de energia de 2,2 GW da Eneva, a fim de reduzir o consumo de água e energia.
Uma solução hidrotérmica de circuito aberto chamada ATES Aquifer Thermal Energy Storage será instalada no parque de geração de energia da Eneva. A empresa terá, portanto, acesso a uma redução no consumo de água em seu processo de resfriamento usando um processo sustentável que retornará a água usada para a fonte hidrotérmica.