O projeto está sendo desenvolvido pela empresa portuguesa Prewind, especializada no fornecimento de serviços de previsão para o mercado da energia, e pela empresa brasileira Energo, uma empresa de consultoria que presta serviços para o mercado da energia.
O principal objetivo do projeto é apoiar o desenvolvimento em larga escala de energia renovável na rede elétrica brasileira. O projeto pretende ajudar na integração da energia eólica na rede elétrica, com previsão de energia eólica de curto prazo. Essa ferramenta permitirá um aumento na penetração dessa tecnologia na rede, otimizará o planejamento das ações de operação e manutenção e ajudará a participação nos mercados elétricos.
O comportamento distinto das séries de produção eólica no Brasil requer novos algoritmos de predição e, em alguns casos, novos desenvolvimentos baseados em uma adaptação de algoritmos existentes de predição de vento. A previsão da produção eólica para a região Noroeste do país é completamente diferente do Sul, não só pela geografia, mas também pelo clima. No entanto, a orografia do terreno introduz uma alta variabilidade e incerteza na produção eólica, em particular em resoluções temporais de 10 e 30 minutos, e cria novos desafios de controlabilidade da rede elétrica para o operador do sistema (transmissão e distribuição).
Os objetivos específicos do projeto são desenvolver um serviço de previsão eólica que ofereça funcionalidade de acordo com as exigências do mercado brasileiro, bem como desenvolver novas ferramentas para reduzir o erro de previsão, em particular relacionadas à variabilidade da energia renovável na rede.
Uma nova solução de previsão eólica de curto prazo será criada e adaptada às exigências do mercado brasileiro. Um sistema que aumentará substancialmente a eficácia das atuais ferramentas de previsão disponíveis, visando o operador do sistema elétrico nacional, operadores regionais de transmissão e distribuição, além como operadores de parques eólicos.