Projetos Selecionados

Introdução

Este projeto é implementado pela Aria Technologies, empresa francesa especialista em computação de dispersão de poluentes, análise meteorológica, modelagem de qualidade de ar e vento e ACR, a Associação Catarinense de Empresas Florestais. O projeto visa implementar uma ferramenta de gerenciamento de risco de incêndios para associados da a ACR.

Brasil terminou 2017 com número recorde de queimadas desde 1999. Foram registrados cerca de 272 mil focos de fogo, 46% a mais do que no ano anterior. O fogo aumentou em áreas de floresta natural, avançando em pontos onde antes não havia registro de chamas, e atingindo unidades de conservação e terras indígenas.

Proprietários florestais e diferentes setores do agronegócio brasileiro são impactados por incêndios em estados como Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O setor de energia tem uma demanda semelhante, para proteger as linhas elétricas e evitar a interrupção do fornecimento. O setor florestal no Brasil precisa construir capacidade e reforçar suas ações de prevenção e mitigação de incêndios florestais. A ACR e seus associados têm grande necessidade de aplicar as mesmas metodologias aplicadas na Europa e nos Estados Unidos.

Objetivo

O sistema ARIA FIRESC baseia-se na aplicação dos modelos FARSITE4 e FLAMMAP, utilizados para avaliar a evolução do fogo e o mapeamento do risco de incêndio em Portugal, Espanha e América do Norte. Esses algoritmos representam o comportamento do fogo considerando uma condição de risco multifatorial: meteorologia, topografia e propriedades de combustível da vegetação. O ARIA FIRESC é uma iniciativa pioneira na implementação de modelos de comportamento de incêndio para uso operacional no Brasil, juntamente com a detecção automática de hot spots por satélite / câmeras.

O projeto é dividido em duas fases. A primeira fase será o desenvolvimento de uma versão DEMO por aproximadamente 12.000hectares. A segunda fase permitirá dimensionar o sistema para toda a área de interesse, integrando às ferramentas de gerenciamento de incêndio do ACR e consolidando o serviço da web.

Solução

Uma DEMO da Aria Firesc será implementada pela primeira vez, que será um sistema baseado na web que integra dois módulos de previsão. A primeira, uma avaliação de risco baseada em um modelo de comportamento de incêndio, considerando não apenas o impacto das condições meteorológicas, mas também o efeito de topografia, uso do solo e propriedades de combustível da vegetação. E o segundo, uma previsão de propagação de incêndio baseada na previsão do tempo com simulação dos padrões de propagação de fogo nas próximas 6 horas; a simulação pode ser processada automaticamente por detecção de satélites / torres ou sob demanda.