Projetos Selecionados

Introdução

O nordeste do Brasil é conhecido mundialmente pelas belas praias paradisíacas e forte apelo e cultura gastronômica, mas uma área conhecida como Polígono das Secas, que inclui parte dos estados de Sergipe, sofre com a escassez de água.

A seca, causada por fatores naturais de localização, e o desmatamento da Zona da Mata, que eleva a temperatura na região, gera desemprego, fome e êxodo rural.

Devido à falta de chuva há sete anos no nordeste do Brasil existe uma necessidade imperativa de resolver a escassez de problemas hídricos para a economia local produtora de alimentos. O conhecimento em aquicultura e agricultura é localmente difundido e, portanto, um enorme grupo de potenciais clientes para a Dessalinização da Água do Mar-Aquicultura.

Objetivo

Através de uma parceria entre a empresa Piscis localizada no estado do Ceará, Brasil e a empresa alemã Gloasis, foi desenvolvido um projeto que visa integrar a produção de tilápia, camarão e legumes (através da aquaponia) em um conceito de economia circular, em resíduos) a partir da produção de tilápia, uma parte é reutilizada na aquaponia (produção de vegetais) e a outra parte é usada na formação de flocos para produzir camarão e serve para reduzir os custos de alimentação. Além disso, o processo de evaporação da água (um processo completamente normal em uma produção de aqüicultura) é usado para resfriar os vegetais e depois é condensado, caracterizando a dessalinização, na qual essa água pode ser reutilizada na produção de tilápia.

Solução

Como fase de acompanhamento da demonstração da produção das usinas, as empresas planejam construir, manter e monitorar outros projetos para a indústria de piscicultura e agricultura (115 PMEs e grandes empresas como potenciais clientes no estado do Ceará). O potencial de mercado é estimado acima de 100 M € apenas no Ceará.