Projetos Selecionados

Introdução

Este projeto que será implementado pela empresa Planet Biogás Global GmbH e Instituto Lixo e Cidadania - ILIX tem como principal objetivo a produção de energia renovável a partir de resíduos orgânicos e a garantia de trabalho de vários Catadores através da instalação de uma unidade de biogás no CEASA - Centro de Abastecimento e Logística de Produtos da Hortifruticultura) localizado em Curitiba, Paraná.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos do Brasil, a CEASA deve pagar, até o momento, uma taxa de cerca de 22,5 milhões de euros (90 milhões de reais) pela sua má gestão de resíduos. Neste caso, esse dinheiro pode ser manuseado e direcionado para a construção e instalação da usina de biogás. Assim, os Catadores teriam seus empregos assegurados, contribuindo para a coleta e gestão dos resíduos orgânicos que alimentarão a usina no CEASA.

Objetivo



O Instituto do Lixo e da Cidadania (ILIX) e o Planet Biogas Global, estão procurando meios para implementar este projeto, considerando que a análise prévia e geral dos resíduos orgânicos gerados no CEASA Curitiba mostrou um grande potencial para a produção de energia. Mensalmente, a CEASA gera cerca de 3.000.000 kg de resíduos orgânicos compostos principalmente por vegetais e frutas, que estão em decomposição e não correspondem mais à qualidade do mercado. Isso tem um potencial para 100% de produção e distribuição de energia renovável em uma economia circular da região. No entanto, para viabilizar a implementação do projeto, é necessário ter apoio técnico correspondente, que fornecerá dados precisos para fortalecer a decisão da CEASA de investir em uma usina de biogás altamente lucrativa em benefício próprio e garantir o trabalho de muitos Catadores que dependem disso para sobreviver.

Solução

A quantidade de resíduos orgânicos acumulados na CEASA Curitiba poderia produzir diariamente cerca de 5 350 m³ de biogás, o que poderia ser convertido, por exemplo, em 11 450 kWh de eletricidade ou 2.840 m³ de biometano como biocombustível. Além disso, o calor produzido (cerca de 11 400 kWh) por duas unidades combinadas de calor e energia (CHP) (cada uma com uma capacidade instalada elétrica de 250 kW) poderia ser utilizado para aplicações industriais. Além disso, cerca de 90 m³ de digestores gerados após o processo de biogás poderiam ser usados como um fertilizante líquido bem balanceado.